Ao escolher revestimento para sua casa, você já se deparou com a dúvida “Ladrilho hidráulico ou azulejo?”.
Pois é! Saiba que essa dúvida é comum a muita gente por aí!
Confira as características de cada material e saiba qual vai atender melhor a sua necessidade e seu perfil 😊
Ladrilho Hidráulico
O ladrilho hidráulico é um revestimento produzido artesanalmente a base de cimento. Em função de sua matéria prima, o material é considerado poroso e por isso deve ser impermeabilizado visando a proteção e durabilidade de sua superfície. Vale ressaltar, que essa impermeabilização deve ser renovada de tempos em tempos, conforme o uso de cada cliente.
Aqui na Artmento, temos o costume de dizer que os ladrilhos contam história ao longo do tempo. Dizemos isso, porque por se tratar de um material poroso, é normal que ele vá “escurecendo” ao longo do tempo, mas consideramos isso um charme do revestimento.
Muito famosos por suas cores e estampas, o ladrilho oferece a possibilidade de personalizar o revestimento de acordo com seu gosto e com o que o seu projeto pede. Existem diversos tipos de desenhos no mercado e, além disso, a escolha das cores fica por sua conta!
Projeto: Arquiteta Mariana Lofêgo | Foto: Camila Santos
Projeto: Arquiteta Mariana Lofêgo | Foto: Camila Santos
Usado em pisos e paredes, o ladrilho dispensa o uso de rejunte. E outra característica importante do produto, é com relação a sua espessura, que varia na faixa de 1,5cm.
Vale ressaltar também, que o material pode ser usado em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros.
Azulejo:
Os azulejos são revestimentos cerâmicos que, diferente dos ladrilhos hidráulicos, não são porosos e, dessa forma, dispensam o uso de impermeabilizante.
O material pode ser usado nas paredes e, dependendo do fornecedor e do modelo, podem ser aplicados também no piso.
Projeto: Arquiteta Mariana Lofêgo | Foto: Camila Santos
Os azulejos vem com a proposta estética bem similar aos ladrilhos, aonde observamos diversos modelos estampados e coloridos. As estampas vão desde os modelos florais aos modelos mais geométricos.
Outra característica do produto é com relação a espessura que, ao comparada com os ladrilhos, são mais finas, variando na faixa de 0,5cm. Além disso, o uso de rejunte entre as peças é indispensável.
Projeto: Arquiteta Mariana Lofêgo | Foto: Camila Santos
Vale lembrar também que, assim como os ladrilhos, os azulejos também podem ser usados em áreas molhadas.
E aí? Vai apostar no ladrilho hidráulico ou no azulejo? 😊